O PLANETA EXISTE SEM A HUMANIDADE, MAS A RECÍPROCA NÃO É VERDADEIRA. CABE ÀQUELES QUE TÊM CONSCIÊNCIA, ILUMINAR O CAMINHO – SEM SOLIDARIEDADE NÃO HÁ SOCIEDADE. UNIDOS SOMOS MAIS FORTES. CIDADE SUSTENTÁVEL JÁ!


quarta-feira, 4 de maio de 2011

O espírito do projeto

O projeto de arquitetura holística que eu abracei tem um suave mistério. Holismo é teoria de que existe uma tendência à interação dos elementos do universo, as partes que formam o Todo. Assim, considerei as seguintes filosofias: a Cromoterapia, o Reiki, a Aromaterapia, o Feng Shui, o Xamanismo harmonizadas com a técnica padronizada e os estilos nos períodos da arte. Aglutinar tudo isso não é fácil! 
É fundamental respeitar o espírito do lugar, conhecer a história da terra, ouvir as paredes, respirar o paisagismo local e captar os sonhos. Também ler o sol, ouvir o vento, entender a lua, enxergar as cores do entorno e acomodar a água pela origem. Acatar as leis do uso e da ocupação do solo, os parâmetros urbanísticos e a plástica (forma e estilo) do bloco edificado em relação ao local. 
Cada lugar, assim como, cada pessoa possui uma necessidade de cura, um aroma peculiar, uma cor que compatibiliza uma característica espacial e uma expectativa de vida. Há uma compreensão visceral da sustentabilidade.
Um partido arquitetônico jamais interfere no destino do usuário, apenas flui - é um generoso coadjuvante. O espírito do projeto é como o universo e seus elementos (galáxias, planetas, estrelas, asteroides, buracos negros, etc.), cada parte possui uma importância e juntas formam a criatividade, cuja representação é a mandala da vida. O encontro do autor do projeto com o proprietário do local não é um acaso, respondendo às inúmeras trajetórias que a vida desenha.
Diante de uma malha de interferência tão complexa e sutil, o prêmio desse trabalho árduo, porém excitante, é o sorriso espontâneo e a prosperidade do compartilhamento humano, onde a saúde material e a espiritual promovem a esperança de uma vida feliz. O profissional é apenas um veículo, uma ponte para realização dos sonhos.