Vamos botar ordem nessa bagunça religiosa de uma vez por todas:holistas não são místicos, mas pessoas que seguem uma filosofia voltada para a Natureza propriamente dita, cuja premissa é cuidar das partes que formam o Todo; a vida através dos planetas, estrelas, meteoros, buracos negros, habitantes dos planetas, entre outros. Tudo o que existe no Universo é Natureza, no Holismo a vida é indivisível, tudo têm importância. Portanto, os holistas respeitam todas as manifestações religiosas e mencionam com carinho, quando necessário, eventos ou citações ou personalidades afins. Assim sendo, para quem interessar possa: é absurdo mencionar que o calendário gregoriano foi gerado porque os místicos ganhavam terreno.
As civilizações consideradas místicas apenas têm calendários voltados para a Natureza propriamente dita, enquanto a igreja católica como instituição religiosa tem seus oráculos misteriosos. O mundo é plural. O ocidente só agregou o calendário gregoriano porque foi descoberto e invadido por civilizações que carregavam essa igreja em suas embarcações. Muitas cidades de civilizações pré-colombianas foram dizimadas porque não aceitavam a imposição da crença. É de interesse dos místicos tanto quanto dos holistas a compreensão das citações crísticas comparativas às ações daqueles que O carregam na bandeira e embainham a respectiva igreja nas invasões. Interpretações equivocadas dos calendários místicos são muito significativas para esses invasores de cidades alheias. Que Deus é esse que divide, mata, invade, corrompe e subjuga?
Concluindo, aqueles que não compactuam com a verdade da Natureza e não entendem o que relatei acima como mundo multiplicador de ações e crenças para o bem comum não sabem nem o que significa, realmente, a palavra calendário para a Existência. Que o Universo Perfeito ilumine seus corações e nos proteja dos radicais religiosos – uma insanidade que destrói a Vida!